Os indicadores de desempenho — também conhecidos como KPIs — são primordiais na avaliação dos resultados de qualquer operação. São eles que apontam desvios, pontos de melhoria e os efeitos de ações aplicadas, uma vez que servem para acompanhar o progresso das ações em prol dos objetivos determinados.
A seguir, vamos falar quais KPIs para a frota você deve monitorar em sua empresa e como cada um deles contribui para a otimização da gestão de frotas.
Indicadores de Custos
Esses indicadores são essenciais para compreender os gastos operacionais que a empresa tem com a sua frota de caminhões. Através deles, ficará muito mais evidente para o gestor quais custos podem ser reduzidos — ou até mesmo eliminados — e o que pode ser feito para que a empresa se torne mais competitiva dentro do seu mercado.
Entre os principais KPIs de custos podemos citar:
- custo do frete por unidade;
- custo do frete por região;
- custos com avarias e extravios;
- custos com manutenção nos veículos;
- custo de ociosidade de veículo em manutenção;
- retorno sobre o investimento (ROI);
Indicadores de Prazos
Esse tipo de indicador ajuda a compreender os prazos que a empresa pratica em suas operações. Quando eles são comparados à média de mercado, é possível saber se sua empresa apresenta prazos bons — que caracterizam uma vantagem competitiva — ou se os prazos estão maiores do que o que a concorrência pratica — o que pode acabar prejudicando na hora de conseguir mais clientes.
Dentre esse tipo de KPIs para frota, os mais utilizados são:
- transit time — tempo decorrido entre a saída do veículo e a entrega no cliente final;
- tempo total de carga e descarga;
- tempo gasto na liberação dos veículos;
- tempo total do processo — desde a expedição, até a entrega final.
Indicadores de Qualidade
Esses KPIs para frota de caminhões são mais voltados para a compreensão do nível de satisfação dos clientes e para a criação de uma base sólida no processo de tomada de decisão que influencia a melhoria dos processos.
Entre os principais deles podemos apontar:
- cumprimento do nível de serviço de entregas — comparando com o índice estipulado como o ideal para entregas dentro do prazo;
- índices de avarias e extravios;
- índices de devoluções;
- índices de erros na emissão dos documentos;
- índices de reclamações dos clientes, entre outros.
Otimize sua frota com uma gestão de frotas eficiente
Identificar, criar e gerir KPIs para a frota que estão alinhados com a estratégia empresarial pode ser uma tarefa mais demorada e complexa do que se imagina. Contudo, ela é fundamental para que o gestor possa compreender — em números — como é a performance da sua frota de caminhões. Quando dizemos que os indicadores devem estar alinhados com a estratégia da empresa, destacamos isso como sendo de fundamental importância para o entendimento da operação e a criação de novos planejamentos — é preciso ter atenção nesse ponto, porque, em meio a tantos processos que podem ser mensurados, existe o risco de que a gestão avalie resultados que não agregam tanto valor para o planejamento, negligenciando os que realmente podem contribuir para o cumprimento dos objetivos.
Descubra outras dicas para otimizar a sua frota em nosso ebook gratuito:
O que achou desse artigo? Quais indicadores são acompanhados em sua empresa?
Pingback: Roubo de combustível: descubra como proteger sua frota!
Pingback: 37 KPI's para você saltar do caos para excelência
Pingback: 37 KPI's para transporte e logística, saltando do caos à excelência