Em encontro com candidatos ao Governo do Estado, o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Paraná (Setcepar) fará as mesmas reivindicações solicitadas nos anos anteriores. Infelizmente, pouca coisa mudou em segurança no setor de transporte.
Segundo o presidente da entidade, Gilberto Cantú, as melhorias devem começar pela segurança do transporte rodoviário de cargas. “O roubo de cargas e veículos cresce assustadoramente. Os governos estadual e federal, responsáveis pelo problema, não estão tentando melhorar a atual situação”, afirmou.
Ainda sobre o problema enfrentado pelas transportadoras, o setor exige uma punição mais severa aos receptadores da cargas roubadas. “Os receptadores de cargas estão tranquilos. Tanto no Paraná (Lei Leprevost) quanto no Brasil (Lei Negromonte) estão faltando regulamentações para as leis que endurecem a vida dos receptadores”, explica Cantú.
O Brasil já totaliza 11.000 roubos de carga por ano, o equivalente a R$ 1 bilhão em perdas para as empresas do setor. Ciente deste grave problema e da falta de solução governamental, a Busvision, referência nacional em sistemas de vigilância para ônibus, acaba de lançar o DVR Veicular Roadvision, específico para as necessidades dos caminhões.
Com a gravação permanente das imagens pelo Roadvision, registra-se tudo o que ocorre dentro e no entorno do cavalo mecânico e do baú dos caminhões. Com o envio imediato destas imagens para a transportadora é possível acionar a polícia local e tomar as medidas legais para punir os responsáveis e prevenir:
- Roubos de oportunidade, pela manhã, em grandes centros urbanos
- Furtos de cargas em trajetos de longa distância (estradas)
- Furtos durante o carregamento de mercadorias nos próprios galpões
- Riscos jurídicos por danos ambientais em acidentes com produtos químicos
Quer saber mais sobre o sistema de vigilância Roadvision para caminhões?
Pingback: Empresas de transporte sofrem com aumento do roubo de carga - Busvision
Pingback: Infográfico mostra o aumento de roubo de cargas no Brasil - Busvision