Confira 4 dicas básicas para a melhor escolha das câmeras para um sistema de monitoramento embarcado
Tecnologia da câmera
As tecnologias analógicas mais populares no mercado de câmera de ônibus são CCD e CMOS. As câmeras com sensor CCD possuem alta qualidade de imagem por conta da melhor sensibilidade à luz, o que permite ótima cor e nitidez, além de evitar a produção de imagens com ruídos.
Já a tecnologia CMOS possui menor sensibilidade à luz, demandando maior iluminação para produção de imagens em alta qualidade.
Resolução da imagem
A qualidade da imagem registrada por uma câmera de ônibus depende diretamente da sua quantidade de linhas horizontais (TVL). Quanto maior a quantidade apresentada, melhor a qualidade da imagem captada.
Recomenda-se a utilização de câmeras com, no mínimo, 400 TVL, porém algumas câmeras de ônibus, como a Sony Effio, que possui LEDs de infravermelho, possuem 700 linhas de resolução.
Compare a qualidade das imagens de 700 TVL (superior) e 400 TVL (inferior)
Ângulo de visão
O formato do sensor de imagem da câmera de ônibus, juntamente aos milímetros de sua lente, determinam o limite de angulação da mesma, um fator de extrema importância para qualquer empresa que deseja captar tudo o que ocorre em sua frota de ônibus.
O formato 1/3 polegada proporciona maior ângulo de imagem em comparação com o 1/4, e a lente de 2,1 mm, utilizada pela Busvision, permite um ângulo de visão de ponta a ponta do ônibus, do motorista à porta de embarque. O mesmo não ocorre em câmeras com lente de 3,6 mm, sendo necessária a utilização de duas câmeras para que se tenha a mesma visão.
Recomendação Busvision
Uma das câmeras de ônibus mais completas utilizadas é a CCD Sony Effio com infravermelho. O equipamento cumpre todos os requisitos citados neste post: lente de 2,1 mm (ângulo de visão de 150 graus), sensor de imagem 1/3 polegada, 700 TVL de resolução e 12 LEDs infravermelho para captação em alta qualidade mesmo em locais com baixa luminosidade.
Pingback: Por que usar câmeras com infravermelho em sua frota?