Temos percebido a ocorrência cada vez maior de um problema em empresas de frotas rodoviárias: a emissão de recibos falsos por alguns motoristas desonestos. Muitas vezes os gestores destas empresas sequer desconfiam que há um esquema em suas frotas e acabam sofrendo com um verdadeiro rombo em suas finanças, provocado pela evasão interna de receita.
Como funciona o esquema dos recibos falsos?
Ao entrar no ônibus, o passageiro compra sua passagem direto com o motorista, que por sua vez emite um recibo falso, mas bastante semelhante ao original. Ao final do dia, o condutor do ônibus descarta as vias de recibo da empresa, embolsando para si (e terceiros envolvidos no crime) o dinheiro pago pelos passageiros. Isto não é uma totalidade, mas infelizmente é uma realidade que acontece em algumas empresas.
Sim, é possível combater o crime dos recibos falsos!
Para combater a evasão de receita pelos motoristas, cada vez mais empresas têm investido em equipamentos de vigilância por DVR e câmeras específicas para ônibus rodoviários. O MDVR Busvision é o equipamento líder nacional neste setor.
A captação e gravação permanente (garantida por ferramentas de segurança) de tudo o que ocorre dentro dos ônibus possibilita o envio imediato das imagens para o departamento jurídico das empresas, responsável por punir legalmente os envolvidos e prevenir novos golpes.