“A logística é obviamente fundamental para empresas de transporte de cargas. Bem administrada, melhora os resultados, reduz custos e pode trazer mais clientes para a companhia. Por outro lado, pode causar prejuízos e perda de clientes se mal elaborada”.
Quem diz isso é o Gestor de Logística da Hyundai, Anderson Rocha, durante conversa com a Busvision. Nesse post, o profissional de uma das maiores empresas automobilísticas do mundo dá dicas de como otimizar a cadeia logística do seu negócio e fala sobre as melhores práticas do mercado.
Confira e preste bastante atenção nos tópicos que podem ser úteis para transformar positivamente a logística de transporte da sua empresa.
Como melhorar a gestão logística de transporte
Segundo Anderson Rocha, há pelo menos três pontos principais que podem ser otimizados para garantir melhores resultados à cadeia logística do seu negócio.
Criação de indicadores
O controle efetivo da operação só pode ser feito se sua empresa estiver acompanhando os indicadores de performance certos. “É preciso que o gestor mantenha apenas indicadores que condizem com a estratégia do setor, como, por exemplo, nível de serviço nas entregas, custos com a frota responsável pelo frete, transitividade do time, etc”, afirma o especialista em logística.
Comunicação entre a equipe
A logística é uma atividade operacional. Apesar disso, o diálogo constante entre os setores é crucial para a superação de pequenos problemas que possam acontecer na entrega, como o desencontro de informações.
“Às vezes a empresa enfrenta problemas na entrega pelo simples fato do gerente de vendas fazer o planejamento de vendas sem consultar o gerente de logística sobre a possibilidade dos veículos da frota atenderem todas as entregas”, explica Rocha. São obstáculos simples, mas que prejudicam o resultado final.
Planejamento de rotas preciso
“Planejar adequadamente as rotas ajuda a otimizar os resultados de entregas para os clientes e reduzir custos”, exemplifica. O desenvolvimento do TI para empresas de transporte faz com que as empresas tenham excelentes ferramentas à sua disposição para essa tarefa, como o rotograma digital falado.
Como conquistar mais clientes
Os clientes querem saber se a transportadora conseguirá fazer a prestação do serviço com excelência. Nesse sentido, os fatores principais levados em conta pela clientela são, segundo Rocha:
- Qualidade do serviço prestado;
- Cumprimento dos prazos;
- Procedimentos bem definidos de carga e descarga;
- Sistemas de rastreamento e monitoramento;
- Garantias sobre a segurança da carga.
Companhias de empresas de transporte e logística que atendem comprovadamente a esses requisitos tem larga vantagem competitiva em relação à concorrência.
A importância da prevenção de riscos em empresas de transporte e logística
Você já acompanhou nesse blog muitos conteúdos sobre os benefícios do gerenciamento de riscos no transporte de cargas perigosas. Medidas preventivas não só evitam problemas, como tornam-se diferenciais da sua empresa para o público.
O especialista em logística da Hyundai falou as práticas mais importantes que devem ser adotadas pelas empresas:
- Utilizar veículos apropriados;
- Fazer uma manutenção preventiva da frota e dos equipamentos;
- Contratar motoristas habilitados para o Transporte de Produtos Perigosos e capacitados no curso MOOP – Movimentação de Produtos Perigosos;
- Seguir o Certificado de Capacitação para o Transporte de Produtos Perigosos a Granel.
Os principais problemas enfrentados e as respectivas soluções
“Os maiores problemas enfrentados são a falta de objetividade no trabalho, ausência de comunicação, carência de trabalho em equipe e um entendimento de toda a equipe sobre o funcionamento da operação, além da quebra de máquinas”, enumera Anderson.
Segundo ele, as melhores maneiras de superar essas adversidades é estimular a comunicação entre os colaboradores, para entender suas demandas e dificuldades, e fazer uma manutenção preventiva dos equipamentos, sempre que possível.
Soluções tecnológicas que podem ajudar: monitoramento embarcado
Empresas de transporte de cargas que lidam com grandes frotas têm dificuldade em administrá-las simultaneamente. Para elas, o monitoramento embarcado por câmeras é uma ferramenta indispensável.
“Podemos controlar toda a operação desde o início, ou seja, da área industrial de recebimento do produto até o embarque final”, declara Anderson, que complementa dizendo que “ela administra as imagens de todas as operações de embarque e qualquer falha durante o processo, podendo ser consultadas até achar onde está ocorrendo o equívoco”, conclui.
Não existe um manual para o sucesso, mas, sem dúvida, as dicas de Anderson Rocha, especialista em logística da Hyundai, podem ajudar bastante a aprimorar a performance da sua empresa de transporte de cargas.
Interessado em conteúdos sobre tecnologia para empresas de transporte e logística? Acompanhe o blog da Busvision/Roadvision!
Excelente entrevista.
Concordo com a questão dos indicadores, acho que sem eles é muito difícil um profissional conseguir medir os resultados de sua equipe.
Neste link é possível conhecer 37 indicadores de desempenho logístico, que sem dúvida podem ser muito úteis para quem é do ramo.
http://fretecomlucro.com/indicadores-de-desempenho-logistico-kpi/
Abraço!
Olá, Ed Trevisan. Agradecemos seu interesse em nosso blog post. Concordamos plenamente, sem os indicadores é quase impossível um profissional conseguir medir resultados da sua equipe. Fomos no seu blog, muito interessante seu artigo. Continue navegando em nosso blog, temos muitos conteúdos que podem te interessar. Abçs, Equipe Busvision/Roadvision.
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